Calendoscopiando a Alma!

"todo poema é uma aventura planificada" (C.L.)


Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Há males que vem pra bem?

Diário de Bordo de Brasília- DF- Hoje me lasquei!
Vim para Brasília fazer um concurso público para o CNPQ e quando chegeui aqui, após remarcar passagens, constatei que o pagamento do concurso não havia sido registrado no orgão. E então vim para o DF, e acabei não fazendo concurso nenhum.
A minha reação inicial poderia ter sido xingar, mandar alguém pra casa da Dona Joana, ou qualquer outra velhinha simpática, mas permaneci calada. Sei lá fiquei em choque! Fiquei sem reação,  sem uma sensação de "revolta transparente". Ainda fiquei uns 20 minutos em um silêncio fúnebre, mas depois rompi este estado com  uma risada. Não sei se foi de desespero, de frustração, porque estudei pra essa merda, ou se foi de simples alegria. E ainda não sei. Estou meio triste, meio chateada, mas meio alegre também. 
Pra ser mais precisa agora o meu estado é de "mornitude aguda". Me sinto morna, me sinto sem reação.
Na verdade toda essa viagem tem sido uma surpresa para mim. Muito louco! pessoas novas e loucas como eu, nos encontrando no cerrado brasileiro.
Então... Caminhando eu vou, uma vez mais sem saber a direção, ou sem planos aparentes.... Não sei bem aonde deito a aminha cabeça e aonde descanço os meus pés. Pois em cada novo dia serão, e é, um destino sem rumo, para minha consciência e percepção limitada. Você que me lê poderia pensar que eu sou inconsequente, sem planos concretos, ou coisa do tipo. O que não é verdade. Foi só uma coisa que aconteceu, e que mas uma vez me mostrou que a vida sempre foge do meu controle.
Um fato abstrato, que rolou sem entender. Mas que tah fazendo muito sentido. Toda viagem é um crescimento, todo crescimento é um romper com a casca do casulo que insiste em me dominar. Não é um ser revoltante, uma rebeldia contida. (Cheguei a mais uma das minha analogias! E de novo fugi do tema principal do que queria dizer... mas tudo bem... deixa rolar...) É mesmo o que sempre nos envolve, mas não pode nos corromper: O mundo ao nosso redor.
Muito do que há nele, e mesmo o que não há, faz parte de mim e diz sobre mim. Só que não necessariamente preciso me envolver com todas as situações , com todas as pessoas, com todos os lugares. Posso escolher. Posso entender as situações saem do controle das minhas mãos, como a água que  não posso segurar.
É assim, a vida não possui um sentido exato, e não precisa possuir, pra mim é suficientemente satisfátorio simplesmnete existir. Pelo menos é o que tento acompanhar....
Vou continuar em Brasília, vou continuar a ser isso mesmo, e seguir andando, respirando, permitindo-me estar....
Afinal, há males que vem pra bem, disse-me hoje um carioca que conheci por esses lados de cá!

Nenhum comentário:

entre sem bater....

"Se o amanhã é um mistério, porque me preocupo tanto com o que ainda virá? É tão rara a calma de um olhar. Ao conversar com Deus, dobro os meus joelhos, sinto uma brisa suave. É onde encontro esta calma, este momento de alegria, que vai além de um instante, durará eternamente em mim." (Ana Catarina Braga)

Quem Vem de Lá?

Ela... Poesia concreta.. feita por mim... por nós... por quem surgir..."O que não sei dizer é mais importante do que o que eu digo." (Clarice Lispecto)