Calendoscopiando a Alma!

"todo poema é uma aventura planificada" (C.L.)


Pesquisar este blog

domingo, 31 de março de 2013

Noite de Orgia, Noite de Magia



Eu estava aqui mesmo na minha
Tocando o violão, em plena boemia
Deixando a brisa vir.
Com alguns amigos, irmãos,
Aproveitando a noite a passar.

Saímos, tomamos umas
Já não aguentávamos ficar
Sempre aqui neste lugar,
Batendo o ponto,
Cumprindo tabela,
Na fábrica do seu Osmar.

Queríamos a ventania da noite
As coxas quentes das moças
E um copo amigável de cachaça
Chamando assim...
Sem querer deixar...

Mas ao fim da noite
Surge ela, a moça camélia
Com um perfume de mulher
E eu, guerreiro operário
Com alguns centavos,
Decide ir...

Me encontrei em seu quarto
E até hoje vivo manso,
Vivo alegre,
De tanto amor daqueles
Vermelhos lábios...
Que me embriagaram sem fim!



O Gato na calçada



Era noite de carnaval
Voltava eu, errante meio mau
Cambaleando pela Rua da Alvorada
Deixando pelos cantos uns pedaços do tamanco
Eu ia, ai, seguindo a multidão...

E de repente em meio a gritaria
E aos sons de foliões
Eis que me deparo ali,
Com um gato preto a sorrir

Parei, olhei e me indaguei:
Será que rir de mim?
Me senti desnuda, sem censuras...
E fiquei a observar o gato preto
Que parecia mesmo me encarar

Dizia mais de mim do que eu podia falar
E sem nem sequer abrir a boca para miar
Como podia?
Eu sabia o que ele dizia,
Ali naquela calçada
Insistindo em olhar...

Era um sorriso de realidade
Um sorriso de concretude
Como um tijolo que cai do
Décimo andar,
Aquele gato ali,
Me dizia assim:
Ana já te vi,
Não vá fugir de si!

quarta-feira, 6 de março de 2013

O nascimento de uma estrela na Terra.


                                                 (obs: nascimento de estrelas no espaço)

    Realmente é difícil manter as coisas no lugar. As vezes a gente perde o rumo entre as escolhas  que deveríamos fazer e nos encontramos onde devemos ser quem somos. Assumir os riscos de ser você mesma, e aceitar as consequências disso, não é uma tarefa fácil. Nesse processo, muitas vezes tendemos a extremos: Ou queremos ser perfeitos e ambiciosos demais, ou queremos ser despretensiosos e irresponsáveis o quanto não se deve ser. Mas não pode ser assim. Temos que buscar o equilíbrio  E nessa busca dois grandes gigantes tendem a nos perseguir: o medo e a culpa. Por um lado não podemos ter medo do desconhecido, de errar ou de não sermos mais quem as pessoas achavam que éramos  E não podemos carregar culpas por esses motivos ou pelo nosso passado. 
      Nessa jornada pelo "Eu oculto", que se revela como identidade, se cobrar demais também é um erro porque pode ser mortal. Temos que cuidar de nós mesmos (as), encarar os desafios. Sabendo que se tivermos que voltar iremos, se tivermos que chorar iremos, se tivermos que rir iremos, se tivermos que recomeçar iremos. Não importa. O tempo sempre somos nós quem organizamos...
Enquanto o caminho vai sendo descoberto e traçado com esforço, suor e dedicação, entendemos que na nossa vida só a um propósito: buscar quem somos nós em essência!
    Não é um trabalho, um nome, a roda de amigos, uma familia, um casamento que nos definem por completo. Isso é parte de quem somos, parte do nosso caminho. Mas existe dentro um ser, nós, conectados com todos os outros e com o universo ao nosso redor. E devemos sempre nos lembrar disso. Devemos sempre nos lembrar que não somos nada além de um ponto neste eco sistema. E se existem barreiras grandes, e se existem grandes desafios, superaremos e venceremos. E se tivermos que enfrentar as consequências de nossas falas e atitudes, mesmo que não sejam boas enfrentaremos, pois assim é que se fazem grandes gladiadoras da vida! Se somos corajosas para tomar decisões, temos que ter caráter para assumir suas consequencias em nossas vidas.  
    Desta forma comece agora mesmo a  traçar seu caminho e a escrever a sua história. Não deixem que te digam quem é. Confie em Deus e ele trará as oportunidades para vc selecionar. Escolha com sabedoria, agarre as chances, pois elas podem nunca mais voltar... 
     Olhe para dentro, a hora é agora de si mesmo, de se libertar e deixar que nasça a sua identidade singular! Como um ponto no espaço, mas um ponto com um brilho particular! Corram,  vejam, uma estrela nascerá! Bum!!! ouve-se um som de explosão: Esse é o sinal! É a hora, você brilhar!

entre sem bater....

"Se o amanhã é um mistério, porque me preocupo tanto com o que ainda virá? É tão rara a calma de um olhar. Ao conversar com Deus, dobro os meus joelhos, sinto uma brisa suave. É onde encontro esta calma, este momento de alegria, que vai além de um instante, durará eternamente em mim." (Ana Catarina Braga)

Quem Vem de Lá?

Ela... Poesia concreta.. feita por mim... por nós... por quem surgir..."O que não sei dizer é mais importante do que o que eu digo." (Clarice Lispecto)